O diagnóstico de câncer não é uma sentença, e com informações de especialistas com amplo conhecimento, verá que a grande maioria dos tumores tem cura!
Primeiramente é preciso entender as diferenças dos tumores benignos e malignos (câncer).
Os tumores benignos são tumores que, na grande maioria das vezes são limitados a uma localização do corpo, muitas vezes crescem e param de crescer , e respeitam os órgãos e estruturas que estão ao seu redor.
Os tumores malignos ou câncer são tumores que crescem de maneira desordenada e invadem os espaços dos órgãos que estão ao redor. Eles também tem a capacidade de enviar células para a corrente sanguínea e linfática (linfonodos ou ínguas) e criar o que chamamos de metástases.
Todas as vezes que descobrimos um tumor maligno, devemos saber exatamente em que estágio esse tumor está para propor o melhor tratamento e, para isso, geralmente utilizamos exames de imagem (Tomografia, Ressonância e PET-CT ). Também são usados exames de sangue com marcadores tumorais (CEA, CA 125 , CA 19.9).
TIPOS DE CÂNCER
Existem mais de 200 tipos de câncer, mas vamos falar sobre os tipos que tratamos e os mais comuns, como o câncer de pele, câncer de mama, câncer colorretal, câncer de próstata e o câncer de colo do útero.
O tipo mais comum entre todos e que quando diagnosticado precocemente tem quase 100% de cura, é o câncer de pele.