COMO É O
tratamento
COMO É O
tratamento
Essa é uma pergunta muito recorrente e que preocupa os pacientes.
Como temos muitos tipos de de câncer diferentes, os tratamentos variam dependendo do tipo de câncer e o estágio e que ele se encontra.
O tratamento do câncer mudou muito e evoluiu em todos os sentidos.
Hoje, a grande maioria dos tumores malignos tem cura, as quimioterapias têm menos efeitos colaterais do que antigamente e as cirurgias podem ser feitas através de incisões menores e com auxílio de robôs.
O tratamento sempre deve buscar avaliar o paciente como um todo e atuar de maneira holística.
Costumo basear o tratamento dos meus pacientes em 3 pilares essenciais: TRADICIONAL, MULTIDISCIPLINAR E INTEGRATIVO.
O tratamento sempre deve buscar avaliar o paciente como um todo e atuar de maneira holística.
Costumo basear o tratamento dos meus pacientes em 3 pilares essenciais: TRADICIONAL, MULTIDISCIPLINAR E INTEGRATIVO.
O Tratamento Tradicional geralmente envolve a cirurgia, quimioterapia e a radioterapia.
A cada caso decidimos qual arma utilizar, sendo que a cirurgia é necessária em cerca de 90% dos casos de tumores sólidos, e é realizada por um especialista em câncer que fará a retirada correta dos tumores, muitas vezes levando a cura.
Essa cirurgia pode ser por videolaparoscopia, cirurgia robótica ou cirurgia convencional.
A quimioterapia é realizada com medicamentos que podem ser tomados pela boca ou injetado pelas veias.
A radioterapia é o tratamento do câncer através de radiação e pode ajudar muito no tratamento em muitos casos da doença.
O Tratamento Multiprofissional associa outros profissionais especialistas em oncologia que não médicos no tratamento do câncer.
Essa associação com outras áreas comprovadamente melhora os resultados do tratamento e a qualidade de vida do paciente.
Alguns pacientes perdem bastante peso devido a doença e precisam recuperar esse peso para ajudar no tratamento.
O Nutricionista atua com orientações sobre reeducação alimentar, que está diretamente envolvida com diversos tipos de câncer.
Os Fisioterapeutas e Educadores Físicos são fundamentais no tratamento pois atuam no preparo de cirurgias, na recuperação após um procedimento cirúrgico ou na recuperação muscular de pacientes que apresentaram alguma perda pela doença. A falta de exercícios físicos também está diretamente relacionada com alguns tipos de câncer.
Os Psicólogos são muito importantes no tratamento, ajudam o paciente e seus familiares a entender a doença, o seu tratamento e seus desfechos. Podem atuar em diversas fases e tem grande benefício na qualidade de vida dos pacientes.
O Tratamento Integrativo é também conhecido como “terapias complementares”, que são terapias baseadas em evidências para o tratamento tradicional, que controla efetivamente os sintomas físicos e emocionais.
O Tratamento Integrativo do câncer também ajuda a aumentar a força física e emocional, pois fornece aos pacientes habilidades que lhes permitem ajudar a si mesmos durante e após o tratamento.
As terapias integrativas ou complementares são racionais e não invasivas. O objetivo delas é melhorar a qualidade de vida do paciente e os resultados clínicos do tratamento em todo processo contínuo. Esses tratamento utilizam práticas corporais e mentais com produtos naturais e modificações dos hábitos de vida.
CENTRO MÉDICO HOSPITAL RIBEIRANEA
Rua Carlos Lucas Evangelista, 351 – Ribeiranea
Dr. Guilherme Strambi Frenhi – CRM/SP 163.599 – RQE 82.512 Todos os direitos reservados – 2024
Site desenvolvido por:
Dr. Guilherme Strambi Frenhi – CRM/SP 163.599 – RQE 82.512
Todos os direitos reservados – 2024
Site desenvolvido por:
Agendar consulta